Topo

Ricardo Cavallini

Regra europeia para produtos mais duráveis deve impulsionar inovação maker

UOL Tecnologia

28/10/2019 04h00

A Europa continua dando exemplo –agora adotando novas regras para várias categorias de eletrônicos, como geladeiras, máquinas de lavar (roupa e pratos) e televisores.

Continuando seu objetivo de eficiência energética e tornar a conta elétrica dos consumidores menor, as medidas incluem requerimentos para facilitar o reparo e a reciclagem dos aparelhos, contribuindo para a economia circular.

Entre as medidas estão a obrigatoriedade de manter peças de reposição por dez anos, todas as informações e diagramas para técnicos profissionais independentes e a proibição de usar ferramentas especiais.

Makers sempre sofreram com isso. Outro dia precisei usar uma chave Tri Wing para arrumar um produto que comprei. Nunca ouviu falar nessa chave? Pois então, essa é ideia. Muitos fabricantes usam parafusos diferentes para dificultar que consumidores arrumem seus produtos.

Na minha não humilde opinião, a ideia para aumentar o tempo de vida e a manutenção dos equipamentos vai acabar trazendo consequências muito boas em outras frentes, como por exemplo, empresas adotando impressão 3D para peças de reposição e permitir que makers criem melhorias e inovações para estes produtos.

A medida para salvar o dinheiro dos consumidores pode gerar dinheiro também no lado da inovação. Um ganha-ganha incrível. Bem vindo aos novos tempos.

Go, makers, go.

Sobre o Autor

Ricardo Cavallini é jurado do programa Batalha Makers Brasil, fundador da plataforma Makers e criador do RUTE, o kit educacional eletrônico mais acessível do mundo. Já escreveu seis livros sobre tecnologia, negócios e comunicação, foi apontado como uma das mentes mais inovadoras do setor no Brasil e recebeu dezenas de prêmios internacionais. Além de ter fundado a primeira agência digital do país, foi diretor de empresas como F/Nazca Saatchi & Saatchi, Euro RSCG 4D, W/Brasil e Organic inc. Na WMcCann, era vice-presidente de convergência.

Sobre o Blog

No blog, vai trazer dicas, debates e os vídeos que faz para quem curte o universo maker --sempre com uma linguagem fácil, para quem ainda não é expert.