Topo
Blog do Cava

Blog do Cava

Categorias

Histórico

Kit de sucata ajuda a inserir crianças na área de robótica e eletrônica

UOL Tecnologia

09/09/2019 04h00

A necessidade de evolução tem feito as escolas do mundo trabalharem para inserir metodologias STEAM – acrônimo em inglês para as disciplinas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática – dentro da sala de aula.

Com uma abordagem baseada em projetos, os alunos usam robótica, programação e muita criatividade para resolver problemas, com trabalho colaborativo e muita mão na massa.

Para ajudar as escolas nesta difícil missão, nos últimos anos surgiram vários kits educacionais maravilhosos. Porém, todos eles têm em comum um preço que não é acessível para um país como o Brasil.

Por este motivo, criei o RUTE, um kit que pode ser montado com sucata eletrônica encontrada com facilidade em brinquedos e outros produtos de fácil acesso.

A simplicidade do kit funciona como porta de entrada para eletrônica e prototipagem, temas que ainda hoje são entendidos erroneamente como algo complexo e exclusivo.

Os conceitos básicos de eletrônica e de componentes comuns como botões e LEDs ajuda na compreensão de sensores e atuadores, bem como pegar gosto e perder o medo pelo assunto.

Usando o kit, as crianças podem criar arte e testar novas maneiras de expressão, aprendendo a usar a criatividade para buscar soluções.

No site, pais e educadores aprendem como montar o kit por meio de vídeos bem simples. Qualquer escola tem um "faz tudo" que sabe usar um ferro de solda e, com as instruções do site, fica bem fácil montar os kits para os alunos.

Sobre o Autor

Ricardo Cavallini é jurado do programa Batalha Makers Brasil, fundador da plataforma Makers e criador do RUTE, o kit educacional eletrônico mais acessível do mundo. Já escreveu seis livros sobre tecnologia, negócios e comunicação, foi apontado como uma das mentes mais inovadoras do setor no Brasil e recebeu dezenas de prêmios internacionais. Além de ter fundado a primeira agência digital do país, foi diretor de empresas como F/Nazca Saatchi & Saatchi, Euro RSCG 4D, W/Brasil e Organic inc. Na WMcCann, era vice-presidente de convergência.

Sobre o Blog

No blog, vai trazer dicas, debates e os vídeos que faz para quem curte o universo maker --sempre com uma linguagem fácil, para quem ainda não é expert.